O fazer.

O instituto SER proporciona um trabalho evolutivo e adaptativo em sua forma e conteúdo. A equipe de profissionais é altamente capacitada e atualizada constantemente através de uma política de treinamento e com experiência no tratamento de pessoas neurodivergentes.

Como fazemos.
Conheça nossas Metodologias.

Transdisciplina

Nosso diferencial, está na transdisciplina. Trabalho de uma equipe de forma colaborativa que atua, compartilha não somente informações, mas “papeis”, ensinando e reaprendendo, indo além dos limites das disciplinas para planejar e agir. Os mais variados temas, relacionados não apenas ao contexto pedagógico, mas também aos relacionamentos, são apresentados e vivenciados nas atividades diárias.

O termo Transdisciplina foi criado pelo educador Jean Piaget, no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade em 1970, na Universidade de Nice. O tema é hoje um dos elementos científicos mais abordados por pesquisadores da Centre International de Recherches et d’Études transdisciplinares (CIRET), pela necessidade de preservar sua singularidade, evitando incorrer no erro de se converter em uma única esfera do conhecimento.

Para a transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Nela o verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento. Além disso, do ponto de vista humano, a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.

Dentro deste contexto descrito por Baptista e Bossa (2002), a finalidade da Transdisciplina é a compreensão de cada pessoa, de modo que haja uma unidade plural de conhecimentos e tem como fundamentos epistemológicos o trabalho em equipe, a geração de novas alternativas e estratégias de intervenções psicopedagógicas, a familiaridade dos educadores com cada área diferente da sua, a legibilidade e compartimento dos discursos e a tomada de decisão do consenso grupal.

ABA

Metodologia ABA, ou Análise do Comportamento Aplicada envolvem intervenções terapêuticas intensivas e estruturadas para ensino e manejo comportamental e de aprendizagem.

Metodologia com o olhar unificado da pessoa, incluindo o campo Transdisciplinar, que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre a pessoa e a motricidade.

Metodologia que visa a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades a serem ensinadas como uma junção para a vida.

A comunicação alternativa aumentativa (CAA) tem o objetivo de ajudar pessoas com necessidades de se comunicar de uma forma mais eficiente, sendo de forma mais funcional, possuindo grande impacto direto no desenvolvimento e qualidade de vida, possibilitando autonomia, liberdade de escolha e expressão.

A Integração Sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente.