O instituto SER proporciona um trabalho evolutivo e adaptativo em sua forma e conteúdo. A equipe de profissionais é altamente capacitada e atualizada constantemente através de uma política de treinamento e com experiência no tratamento de pessoas deficientes.
Os atendimentos são diários, com orientações e atendimentos às famílias e estende-se para programas de inserção e envolvimento com a comunidade.
Nosso diferencial, está na transdisciplina. Trabalho de uma equipe de forma colaborativa que atua, compartilha não somente informações, mas “papéis”, ensinando e reaprendendo, indo além dos limites das disciplinas para planejar e agir. Os mais variados temas, relacionados não apenas ao contexto pedagógico, mas também aos relacionamento, são apresentados e vivenciados nas atividades diárias.
O termo Transdisciplina foi criado pelo educador Jean Piaget, no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade em 1970, na Universidade de Nice. O tema é hoje um dos elementos científicos mais abordados por pesquisadores da Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires (CIRET), pela necessidade de preservar sua singularidade, evitando incorrer no erro de se converter em uma única esfera do conhecimento.
Para a transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Nela o verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento. Além disso, do ponto de vista humano, a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.
Dentro deste contexto descrito por Baptista e Bossa (2002), a finalidade da Transdisciplina é a compreensão de cada pessoa, de modo que haja uma unidade plural de conhecimentos e tem como fundamentos epistemológicos o trabalho em equipe, a geração de novas alternativas e estratégias de intervenções psicopedagógicas, a familiaridade dos educadores com cada área diferente da sua, a legibilidade e compartimento dos discursos e a tomada de decisão do consenso grupal.
Uma vez estabelecidas as metas e a prioridade de intervenções pela equipe, o tema a ser trabalhado segue a singularidade de cada área, mas com objetivos em comum.
“Segundo Caon (1994), na Transdisciplina importa muito mais a postura, as ações ou intervenções terapêuticas do educador no acolhimento da pessoa com dificuldades, do que a solução do problema a que as estratégias se destinam e uma tentativa de recriar novamente a essência de cada pessoa em questão”.
Os pacientes / educandos do Instituto SER se beneficiam de um aprendizado integrado e com metas determinadas de acordo com a singularidade de cada um.
suas famílias contribuem, compartilhando as expectativas de desenvolvimento e a apreciação de atitudes e valores com o foco nas prioridades dos educandos.
O Instituto SER proporciona um trabalho evolutivo e adaptativo em sua forma e conteúdo. A equipe de profissionais é altamente capacitada e atualizada constantemente através de uma política de treinamento e com experiência no tratamento de pessoas deficientes. Os atendimentos são diários, com orientações e atendimentos às famílias e estende-se para programas de inserção e envolvimento com a comunidade.
A Estimulação Essencial é um programa fundamentada em intervenções individualizadas, considerando a singularidade da criança, que utiliza tentativas multidisciplinares especificada para amenizar distúrbios no desenvolvimento psicomotor.
Metodologia com o olhar unificado da pessoa, incluindo o campo Transdisciplinar, que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre a pessoa e a motricidade.
A Integração Sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente.