Gente que faz o SER.

Conheças os profissionais que fazem o Instituto SER.

Adalberto Gimenes Bachega

Adalberto Gimenes Bachega

Ministrando aulas desde 1989
Escolas particulares e Publicas
Formado em:
Geografia “ Licenciatura Plena”
Pedagogia: com extensão em: Direção, Administração e Supervisão
Pós graduação em:
1º Docência do Ensino Superior
2º Educação especial inclusiva com ênfase em deficiência Intelectual.

Adilson Paiva

Sua formação profissional refere-se a: –
Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Catolica de Campinas- PUCC. 

Especialista em Intervencao Precoce na Infancia Centrada na Familia e nos contextos naturais da criança pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

Aperfeiçoamento em Intervenção em Inclusão no Transtorno do Espectro Autista pela faculdade IPPEO e Inclusão Eficiente.

Sua formação profissional complementar refere-se a: 

Estratégia para controle de esfíncter em crianças com transtornos do 

desenvolvimento – Inclusão Eficiente;

Integração Sensorial: dos princípios teóricos as especificidades das técnicas. – Ludens Cursos;

Espaço terapêutico e raciocínio clínico a partir da experiência prática em 

Integração Sensorial. – Ludens Cursos;

 Integração Sensorial: do processo da avaliação ao raciocínio clínico. – Ludens Cursos. 

Seletividade Alimentar: perspectivas da Terapia Ocupacional e Integração 

Sensorial, modelos de tratamento e intervenção. – Ludens Cursos. 

Metodologia do Projeto na Construção de Produtos de Tecnologia Assistiva – FMRP- USP.

Aperfeiçoamento em educação profissional: ênfase em educação inclusiva – Instituto Federal São Paulo – IFSP.

Sua atuação profissional refere-se a: 

Profissional com experiência no acompanhamento clínico infantil por demandas do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, por causas sensório motoras, neurológicas e TEA. Experiência em Integração Sensorial a crianças com transtornos do processamento sensorial. Atuação no contexto clínico visando o desenvolvimento de habilidades para autonomia e independência das AVDs, estratégias de facilitação de aprendizagem, comunicação alternativa e participação social. Experiência com programa de orientação parental, estratégias de abordagem centradas na família e nos contextos naturais, treinos de habilidades de AVDs para pais de crianças com TEA, orientação familiar e outras ações de suporte ao processo de intervenção e inclusão. Experiência em discussão de casos com equipe multiprofissional, ações de matriciamento em saúde na rede intersetorial de serviços de assistência e educação.

Alexandre Castelli

Alexandre Castelli

DRT: 19.711 GDAE- 00304520 – 41


Graduação de Licenciatura em História Universidade Paulista Unip (cursando) Curso de Formação de Atores Conservatório Musical Carlos Gomes – Campinas, SP (1996/1998). Ator, diretor e produtor de espetáculos, atuou em mais de 58 produções teatrais em diversas regiões do país. Atua no desenvolvimento cênico e de potencialidades artísticas no Instituto Ser desde 2008, realizando os espetáculos- A Nova Onda, Quasimodo, Love, Love, Love, O Mambembe, Robin Hood e Quixote de La Mancha.

Ana Gl?ria de Araujo Tomesani

Ana Glória de Araujo Tomesani

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas. Realizou Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, Educação Especial Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e atualmente cursa Pós- Graduação em Autismo: Práticas Psicoeducacionais Baseados no Ensino Estruturado. Atua como Professora de Educação Especial há mais de 20 anos.

Ana Júlia

Formação Profissional:

  • Graduanda em Psicologia pela Universidade São Francisco (Campinas).

  • Certificação nos cursos de “ABA no TEA – Aplicador ABA” e “Descomplicando o VB-MAPP: Aplicação e Intervenção” pelo Instituto Neuro.

Atuação Profissional:
Atuação profissional como acompanhante terapêutica e aplicadora ABA para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e outras síndromes. Aplicação de programas e protocolos sob a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.

André Felipe Antonio Martinatti

Atualmente cursando o 6º semestre de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP), André tem se dedicado ao trabalho com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes, utilizando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Complementou sua formação com cursos de ABA no TEA pelo Instituto Neuro e TEA na Adolescência pelo Instituto Suassuna. Atua com foco em promover o desenvolvimento e a melhoria das habilidades dos indivíduos com TEA, oferecendo intervenções baseadas em evidências e estratégias personalizadas para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Ane Carenine Carneiro de Oliveira

Graduando em Psicologia da Universidade São Francisco, com experiencia em Análise do Comportamento Aplicada. Curso de Aplicadora ABA pelo Centro integrado de Aprendizagem em Autismo.

Beatriz da Silva Rodrigues Canela

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(Puc-Campinas) tem experiência na área de Psicologia clínica e obteve experiências na Psicologia Hospitalar, participou como estagiária da condução do grupo de gestante e pre-natal psicológico, desenvolvendo trabalhos relacionados aos temas da parentalidade, cursando Introdução à formação de terapeutas comportamentais em terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) – Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento LTDA.

Bruna Freitas da Silva

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade Unidas do Norte de Minas (Funorte). Pós graduanda Lato Sensu e análise do comportamento aplicada e Lato Sensu em intervenção em autismo e deficiência intelectual. Possui curso do Prompt-Nível 1, Comunicação alternativa e aumentativa (core words), e transtornos motores da fala/ Apraxia de fala na infância.
Carinne Dubard Fr?es Lima

Carinne Dubard Fróes Lima

Psicóloga clínica analista do comportamento aplicada (ABA). Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela Child Behavior Institute of Miami (Lato Sensu) e curso de extensão em Neuropsicologia Infantil pela UNICAMP. Realizou estágios pela Universidade direcionados na área clínica, na clínica-escola de Psicologia da PUC- Campinas, e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil – Espaço Criativo. Formação em Dança Irlandesa oficializada pela Na Coimisiún le Rincí Gaelacha, Academia Banana Broadway, Campinas – até o 10° (2007-2021); e em Ballet Clássico oficializada pela Royal Academy of Dance, Academia íris Ativa Lina Penteado, Campinas – (2005-2016).
Cristiane Aparecida Jesuino

Cristiane Aparecida Jesuino

Terapeuta Ocupacional pela PUC-Campinas, cursando Pós Graduação Lato Sensu em Terapia Ocupacional e a Reorganização Sensorial no Autismo, cursos de atualização em Neuropsicologia infantil e reabilitação, cursos de Integração Sensorial pela Artevidade, TOIs e Ludens, curso em Intervenção Precoce no Neurodesenvolvimento pela CEFEI, experiência em atendimentos individual, grupal e oficina terapêutica, assim como em estimulação precoce e treinos em coordenação motora fina a as atividades de vida diária (A.V.D).
Danielle Valeriano Testi

Danielle Valeriano Testi

Professora Graduada em Pedagogia Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pós Graduada em Alfabetização e Letramento pela IBFE Pós Graduada em Transtorno do Espectro do Autismo pela IDEC Pós Graduação em ABA pela IEAC Pós Graduada em Psicopedagogia pela IBFE Possui vasta experiência em atuação em sala de aula, alfabetização e letramento e adaptação curricular.

Eliana Moreira

Professora de Educação Artística-(Arte), graduada e pós-graduada (Especialização em psicopedagogia) pela PUCC. Ministrando aulas de arte do Ensino Fundamental I, II e Médio. Tendo como objetivo desenvolver todas as potencialidades artísticas do aluno, onde ele possa expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas. Experiência de 39 anos em sala de aula. Cursos diversos de arte e participações em exposições de arte.

Evelyn Bueno de Camargo

Terapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas com participação no projeto de pesquisa: Saúde Mental e Reinserção Social; especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pelo Hospital de Servidor Público Estadual, workshop sobre como identificar risco psíquico em bebês e curso concluído em Integração Sensorial.

Fabiana Cristina de Souza

Terapeuta Ocupacional-Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde atuou como monitora nas disciplinas de ART (atividade de recurso terapêutico) e Neuro anatomia. Realizou curso de capacitação em Integração Sensorial pelo Instituto Singular. Possui experiência com pacientes neurológicos, reabilitação física, atendimentos em ILPI (Instituição de longa permanência para idosos). Além de treinos de AVD’s e AIVD’s, motricidade fina, autismo, crianças com atrasos de desenvolvimento, atendimentos em grupo e individuais.
F?tima Iara Abad Sanchez?

Fátima Iara Abad Sanchez

Psicóloga graduada pela PUCCamp, com formação em Psicopedagogia Clínica pela Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires, Psicomotricidade pelo Instituto SER e Sociedade de Psicomotricidade de São Paulo, Terapeuta de Família e Comunidade pela Mismec – CE e Interfaci – SP; Especialista em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pelo CBI of MIAMI, Mestre na Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM – UNICAMP. Experiência com famílias, crianças, adolescentes e adultos na área da Saúde Mental há 36 anos.

Felipe Henrique de Souza da Fonseca

2009 – Técnico em Informática Etec Dr. Carolino da Motta e Silva – Centro Paula Souza. 2015 – Bacharel em Física – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). 2019 – Mestre em Eng. Elétrica – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). 2021 – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em “Especialização em processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância” Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Atual – Doutorando (cursando) em Eng. Elétrica – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Atual – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em ABA – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (Grupo Prominas) (cursando). Experiência Profissional: Instituto SER Clínica Escola, professor de Matemática e Ciências da Natureza. Instituto Eldorado, bolsista de doutorado em pesquisa. UniMAX, UNIFAJ| Centro Universitário Max Planck e Centro Universitário de Jaguariúna, professor para engenharia de produção, engenharia elétrica e engenharia de controle e automação. Univesp | Universidade Virtual do Estado de São Paulo – tutor de Licenciatura em matemática. CNPEM | Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – Estagiário de bolsa pesquisa em estruturas cristalinas e difração de raios-x.
Laudil?ia Ransato Alves Ribeiro

Gabriela Cuculo Mosca Diz

Fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade de Campinas – PUCC. Especialista em Reabilitação aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP. Pós Graduada em Fisioterapia Neurofuncional. Pós-Graduanda em ABA – Analise do Comportamento Aplicado. Capacitação em Bandagens Funcionais. Capacitação no Método Pilates Completo (Solo, Bola e Aparelhos) pela VOLL Pilates Group. Aplicadora da Escala Bayley III do desenvolvimento do bebê e da criança pequena.

Giovanna Paiva

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista de Campinas – UNIP. Pós-graduando no CBI of Miami de Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual. Possui experiência em Acompanhamento Terapêutico (AT) de intervenção precoce e idade escolar, aplicação de programas ABA, treino de atividades de vida diária.
Grasielle Alves Rodrigues

Grasielle Alves Rodrigues

Psicóloga recém-formada pela Universidade Paulista – UNIP, onde foi bolsista. Atualmente cursa Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção ABA para autismo e Deficiência Intelectual.
Gustavo Urbano Roveri

Gustavo Urbano Roveri

Atualmente cursando Psicologia Universidade São Francisco- com cursos de capacitação em Linguagem e Autismo; Capacitação em Autismo; Terapia por Contingências de Reforçamento. Atualmente atuando como estagiário de psicologia no Hospital Dr. Mário Gatti e Clínica na Universidade São Francisco.
Hedilamar Bortolotto?

Hedilamar Bortolotto

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas, com Pós- Graduação Lato Sensu em Fonoaudiologia Clínica pela PUC-Campinas. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP na área de Linguagem como bolsista pela CAPES. Possui formação em Clínica Psicomotriz, Terapia Narrativa, Terapia Colaborativa, Disfagia, Voz e Gagueira, Método Therapy Taping Básico e Avançado. Concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Publicou o livro “Linguagem e a Síndrome de X Frágil” pela Editora Novas Edições Acadêmicas. Atua com Autismo e TEA desde 1991.
Igor Luis Fullin Timporin

Igor Luis Fullin Timporin

Formado em educação física pela PUC Campinas, pós graduação Lato sensu- especialização em transtornos comportamentais escolares, pós graduação Lato sensu- especialização em psicomotricidade, cursando atualmente pós graduação Lato sensu- especialização em Análise do comportamento aplicada – ABA. Possui curso de extensão em Terapia cognitivo comportamental. Vasta experiência com pessoas com deficiência, educação física adaptada, psicomotricidade aquática e mais de 15 anos atuando com pessoas com transtorno do espectro autista – TEA.

Jéssica Marchiori Correia

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui residência em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrado em Clínica Fonoaudiológica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui experiência no atendimento clínico de crianças e adolescentes. 

Laura Krepski Gonçalves

Iniciou no ballet aos 5 anos de idade, hoje já é Bailarina profissional- Royal Academy of Dance, Cursando jazz e Contemporâneo desde 2008, Cursando Tecido Acrobático desde 2017 e no último ano do Curso de Fisioterapia – UNIP Campinas. Participou de diversos espetáculos, incluindo alguns inclusivos. Tem uma vasta participação com prêmios em festivais pelo Brasil e pelo mundo, conquistando o 1º lugar no All Dance Orlando.

Lucas Maraldi Silveira

Graduando em Psicologia pela Universidade São Francisco (Campinas).
Certificação nos cursos de “ABA no TEA – Aplicador ABA” e “Autismo e comorbidades” pelo Instituto Neuro.
Atuação profissional como acompanhante terapêutico de crianças e adolescentes com diagnósticos diversos de Transtornos do Neurodesenvolvimento, em especial o Autismo.
Extensão dos atendimentos de Psicologia e aplicação de programas sob a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.

Rayana Marquiori

Professora bilíngue pela Universidade Paulista – UNIP onde realizou graduação em Letras, Português e Inglês. Possui vivência internacional como Au pair e certificações em General English – Dublin, Irlanda. Também tem experiência com Educação Especial em escolas regulares da região
Ramiro Benedito Lopes

Ramiro Benedito Lopes

Biólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuou como professor de ciências, biologia, teatro e robótica por 33 anos na escola da Fundação Bradesco-Campinas. Fez pedagogia na modalidade administração e supervisão escolar na Faculdade Nove de Julho em São Paulo, especialização em sexualidade humana na Unicamp e pós- graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Concluiu a Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual.

Roger Cunha

Mestrando em Saúde Mental e graduado em Música pela UNICAMP, com pós-graduação em Musicoterapia pela CENSUPEG e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Atua como pesquisador, focando na musicalidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no uso de tecnologia na educação musical inclusiva e na musicoterapia. Possui publicações em congressos nacionais e internacionais, como o Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), a Conferência Mundial da International Society for Music Education (ISME), o Simpósio de Educação Musical Especial, e no periódico Nova Revista Amazônica, entre outros.

Rosemeire Alves de Souza

Possuo Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC. Atualmente estou cursando Pedagogia pelo Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. E Atuo na Rede Pública Estadual como Professora de História do Ensino Fundamental dos anos finais e Ensino Médio desde o ano de 2014.
Sandra Alves Ferreira Motta

Sandra Alves Ferreira Motta

Gestora educacional Instituto Ser – Escola Terapêutica Transdiciplinar – Modalidade Educação Especial – Ensino Fundamental 1º ao 9º ano. Pedagoga pelo Centro Universitário Hermínio Ometto- Uniararas, com formação para docência Educação Infantil, Ensino fundamental I, e Gestão escolar. Realizou Pós-Graduação Lato Sensu, Educação Especial e Educação Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba-Facinter. Formação Estudos Adicionais com Especialização em Educação Pré-Escolar – Escola Est. Engenheiro Jorge Oliva. Concluiu pelo CBI of Miami a Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Psicomotricista formação em clínica psicomotriz com o professor Esteban Levin. Realizou pela INTERFACI E MISMEC-CE formação Terapeuta Comunitário a Intervisor.

Tákina Aparecida Queiroz Bonfin

Terapeuta Ocupacional formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 2023. Com Formação em Curso de Integração Sensorial: dos princípios teóricos a especialidades da técnica, promovido pela Ludens cursos; em curso de Extensão Atenção à pessoa com síndrome de Donw, pela Universidade aberta do SUS da Universidade federal do Maranhão (UNASUS/UFMA); Participação do I Simpósio de saúde pediátrica sobre o transtorno do espectro autista, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Evento Jornada Terapia Ocupacional para Crianças e Adolescentes com TEA, pela faculdade Rhema educação; Workshop Avaliação e intervenção no autismo e atrasos no desenvolvimento infantil, pelo Instituto Renata Bringel.
Tamiris Delfito

Tamiris Delfito

Graduada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC e finalizando graduação em Educação Especial. E pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectual pela Centro Universitário Barão de Mauá; Neurociências; Psicopedagogia Clínica e Educacional ambas especializações na Faculdade de Conchas – Facon; Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar; E atualmente estou cursando Extensão em Neuropsicologia Infantil pelo Disapre / Unicamp. Realizei cursos complementares e congressos voltados para a Educação como Estudos em Alfabetização; Língua de Sinais: Libras; TEACCH Ensino com estrutura – Apae – Sumaré. As vivências profissionais foram desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial como professora titular da sala e fazendo parte dos projetos de alfabetização e reforço escolar. E em clínica de educação e saúde ambas experiências desempenho planejamentos, avaliações, currículo adaptado, reuniões e orientações
Tha?s Abad Sanchez

Thaís Abad Sanchez

Fisioterapeuta graduada pela PUC-Campinas, Psicomotricista Educacional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e Especialista em Reabiltação Aplicada a Neurologia Infantil pela Unicamp. Pós-graduação Lato Sensu em Intervenção ABA para autismo e Deficiência Intelectual, Fisioterapia Neurofuncional e atualmente Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Grupo Rhema Educação. Capacitação em Massagem Terapêutica para crianças e adultos, Aplicação de Bandagem Funcional, Manuseio e Adequação das Atividades Funcionais na Neuroreabilitação da Infância e Adolescência, Tratamento em Gaiola de Habilidades, Fisioterapia aplicada a Geriatria e Capacitação em Autismo e Andar nas pontas dos pés. Aplicadora da Escala Bayley III de Desenvolvimento do bebê e da criança pequena.

Thalita Cristina da Silva

Sua formação profissional refere-se a:

– Graduação em Psicologia pela Universidade Anhanguera.
– Pós-Graduação em intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, pela
– CBI of Miami.
– Graduanda em Pedagogia pela UNIVESP.

Sua formação completar refere-se a:

Certificação: Pivotal Response Treatment (PRT®), nível I, pela Koegel Autism Center/Aba acessível;
Certificação no curso: Terapia por Contingência de Reforçamento com crianças, pelo ITCR;
Certificação no curso: PFA & SBT: Análise funcional prática tratamento baseado em habilidade, pela
ABA Acessível; Certificação no curso: Seletividade alimentar em pessoas com TEA e intervenção
baseada em ABA, pela Luna ABA; Certificação no curso: Alfabetização de crianças com TEA, pela
Luna ABA; Certificação no curso: Aplicadores em Análise do Comportamento aplicada ao autismo,
pela NeuroConecta.

Sua atuação profissional refere-se a:

Experiência como psicóloga com prática em atendimentos nos contextos clínica, casa e escola, com ênfase na análise do comportamento aplicada a pessoas neurodiversas.

Thamiris Nascimento de Souza

Formada em psicologia pela Universidade Paulista – Unip. Realizou estágios na área de psicologia da saúde, plantão psicológico e clínica com ênfase em análise do comportamento. Atualmente realiza o curso de Aplicadores em Aba.