O autismo ? uma condi??o que altera os processos de comunica??o social e linguagem e de comportamento restritas e repetitivas. Para vivermos em uma sociedade mais compreensiva e inclusiva, ? preciso que haja informa??o e conscientiza??o em rela??o ?s diferentes formas de vida.?
Assim, ? preciso saber sobre o autismo e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecer seus sinais e tratamentos para que suas particularidades e necessidades sejam respeitadas e para que tanto os autistas quanto cuidadores e familiares possam ser acolhidos. Oferecer informa??o a respeito do autismo ? tamb?m uma forma de possibilitar o diagn?stico precoce.
Ent?o, para esclarecer sobre as principais quest?es que envolvem o autismo e o TEA, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o transtorno mental que atinge cerca de 70 milh?es de pessoas em todo o mundo, segundo a Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS).
Autismo e TEA s?o a mesma coisa?
Para come?ar, o autismo est? inclu?do dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde 2018, quando o TEA passou a constar na nova Classifica??o Estat?stica Internacional de Doen?as e Problemas Relacionados ? Sa?de, a CID-11.
A vers?o atualizada do Manual de Diagn?stico e Estat?stica dos Transtornos Mentais reuniu todos os transtornos que estavam dentro do espectro do autismo num s? diagn?stico: o TEA.
Por que se fala em espectro autista?
Por se tratar n?o de uma enfermidade em si, mas de uma condi??o com uma s?rie de altera??es que afetam o desenvolvimento, a capacidade de comunica??o, a intera??o social e o comportamento, o autismo ? diverso em sua manifesta??o.
Assim, a no??o de espectro foi criada para poder abra?ar a grande variabilidade de sintomas, altera??es e caracter?sticas das pessoas com algum grau de autismo. Como as habilidades podem ser comprometidas em maior ou menor grau de gravidade, o termo espectro foi adotado.?
Quais os sinais do autismo?
O TEA pode causar desvios de aprendizagem em diferentes ?reas do desenvolvimento e os sintomas tamb?m v?o ser apresentados assim, com varia??es, e incluem a linguagem, a conduta e a habilidade de criar e estabelecer rela??es interpessoais.
Como dissemos bem no in?cio, o autismo n?o tem cara. O autismo ? diverso, cada autista ? um indiv?duo ?nico, com suas particularidades. Cada autista ? um. No entanto, h? alguns sinais no comportamento que s?o semelhantes e que devem ser observados, principalmente, logo na primeira inf?ncia para um diagn?stico precoce.?
Veja s?:
- beb?s que n?o buscam o olhar da m?e durante a amamenta??o;
- beb?s que n?o demonstram diferen?a entre o colo dos pais e o de desconhecidos;
- bebe? n?o reconhece seu nome ou n?o atende ao ser chamado;
- intera??es sociais ausentes;
- n?o responde a brincadeiras de adultos ou outras crian?as;
- n?o aponta para o que quer;
- conduz as m?os do adulto para pegar o que deseja;
- comportamentos motores repetitivos, como agitar de m?os, tronco ou cabe?a;
- atraso para aprender a engatinhar e andar;
- atraso ou aus?ncia da fala;
- inc?modo exagerado a determinados est?mulos, como luz, sons, texturas;
- apego exagerado a objetos;
- fica excessivamente incomodado quando sai da rotina.
Na adolesc?ncia e na fase adulta, os sintomas do autismo podem ser:
- postura corporal ou express?es faciais anormais;
- aus?ncia de contato visual
- dificuldade na compreens?o de modos de linguagem como o sarcasmo ou ironia;
- discurso plano ou mon?tono;
- foco intenso em um t?pico;
- falta de empatia;
- dificuldade de aprendizagem;
- movimentos repetitivos;
- dist?rbios do sono;
- rea??es incomuns em ambientes sociais;
- uso de palavras ou express?es muito formais.
Como ? dado o diagn?stico do TEA?
Conhecidos os sinais e sintomas do autismo, como ? feito o diagn?stico? Ao observar um ou mais dos comportamentos citados, o que a fam?lia ou a pessoa respons?vel deve fazer?
O TEA tem um diagn?stico, em ess?ncia, cl?nico e que deve ser realizado por profissionais de sa?de especializados, dentre estes, a psiquiatria e a neurologia fazem o seu papel. O diagn?stico ? feito por meio da observa??o direta do comportamento do paciente, com testes padronizados para diagnosticar o autismo e determinar a gravidade funcional do dist?rbio, al?m de uma conversa com os pais ou cuidadores.?
Como vimos acima, os sintomas mais caracter?sticos do autismo podem ser percebidos na primeira inf?ncia, antes dos 3 anos de idade. O diagn?stico j? ? poss?vel por volta dos 18 meses.?
No entanto, no diagn?stico do TEA, al?m da presen?a dos sintomas, ? levado em considera??o tamb?m a gravidade deles e como eles afetam a capacidade do paciente de realiza??o no dia a dia. Dessa forma, h? uma combina??o de crit?rios para fechar o diagn?stico e determinar o n?vel do transtorno.?
Quais os tipos de autismo??
Agora que compreendemos que o autismo se d? por uma s?rie de altera??es no desenvolvimento neurol?gico e no padr?o comportamental, que impactam, em n?veis diferentes, a intera??o social e as habilidades de comunica??o, o melhor seria dizer que existem v?rias formas de manifesta??o do TEA.?
A nova abordagem dos especialistas deixa de tipificar o autismo e passa a relacionar sua presen?a ? gravidade da sua condi??o.
Veja como se classifica o autismo hoje:
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autismo de n?vel 3 ou com baixo funcionamento?
Pessoas diagnosticadas com n?vel 3 de autismo, ou baixo funcionamento, necessitam de apoio significativo nas tarefas de rotina, como se alimentar e fazer a higiene pessoal.??
As disfun??es podem afetar de forma grave a capacidade de aprendizado de uma crian?a ou adulto, al?m de dificultar as intera??es e relacionamentos sociais.
Nesse n?vel de autismo, geralmente, as crian?as n?o desenvolvem a fala e o funcionamento mental ou cognitivo tamb?m fica prejudicado.?
Ainda nesse grau de TEA, ? percebida uma fixa??o extrema em alguns comportamentos e a mudan?a na rotina pode deixar o paciente excessivamente incomodado. A pessoa com autismo mais severo tem extrema dificuldade em interagir.?
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Autismo de n?vel 2 ou com funcionamento moderado?
Aqui, no autismo de n?vel 2 ou de funcionamento moderado, geralmente, os pacientes precisam de alguma assist?ncia, mas podem ter alguma independ?ncia. No autismo grau dois, quando adulto, o paciente pode chegar a exercer uma profiss?o.
H? comunica??o verbal, no entanto, suas conversas podem ser at?picas e simplificadas, al?m de incluir uma linguagem repetitiva ou a??es verbais n?o funcionais, como se comunicar por meio de sinais ou dispositivos tecnol?gicos.
No autismo n?vel 2, o adulto ou a crian?a tem certa dificuldade para socializar e, geralmente, evitam interagir. H? uma dificuldade em iniciar ou manter uma rela??o com as outras pessoas.?
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Autismo n?vel 1 ou de alto funcionamento?
Tratam-se de pessoas com diagn?stico mais leve do transtorno. Neste grau, muitos pacientes autistas vivem e trabalham de forma totalmente independente.?
Eles possuem habilidades verbais normais, no entanto, acham dif?cil manter conversas frequentes com outras pessoas. O contato visual ? abaixo do esperado e os autistas de grau leve v?em como desafiante interpretar a linguagem corporal e o tom de voz. Aqui, h? menos comportamentos restritos e repetitivos.?
Indiv?duos com autismo leve t?m intelig?ncia normal e, em alguns casos (cerca de 10%), t?m um QI bem acima do normal. No entanto, apresentam dificuldades para realizar algumas tarefas, principalmente, aquelas que exigem decis?es r?pidas ou que mexam com a rotina.?
Depois do diagn?stico, por onde come?ar?
Receber o diagn?stico de TEA desencadeia uma s?rie de sentimentos e pode ser um sofrimento para todos os envolvidos.?
Por isso, ? t?o fundamental conhecer as caracter?sticas do espectro do paciente e aprender quais t?cnicas, terapias e tratamentos podem facilitar a comunica??o da crian?a – ou adulto – e seu relacionamento com a fam?lia e as pessoas de sua conveni?ncia.?
? importante procurar por ajuda m?dica especializada, encontrar centros de refer?ncia em TEA e contar com uma equipe multidisciplinar que possa atender ?s necessidades espec?ficas de cada autista.?
Assim, devemos destacar que, do ponto de vista cl?nico, a condi??o do autismo pode ser trabalhada, reabilitada, modificada e tratada. Todas as iniciativas devem ter o prop?sito de possibilitar ao indiv?duo um conv?vio social positivo e, inclusive, de inseri-lo nas atividades acad?micas e profissionais.??
A import?ncia do diagn?stico precoce
O olhar atento, o cuidado presente e a conviv?ncia pr?xima e ativa dos pais ou dos respons?veis no in?cio da vida s?o indispens?veis para um diagn?stico precoce de crian?as com autismo.
O diagn?stico precoce possibilita que os autistas tenham acesso a assist?ncia, acolhimento e compreens?o sobre sua condi??o, logo cedo, favorecendo, assim, seu desenvolvimento futuro e suas perspectivas ao longo da vida.
Quais os tratamentos e terapias para o autismo??
O autismo n?o tem cura, nem rem?dio. O que pode ser medicado na pessoa com a condi??o s?o alguns sintomas, como agressividade, depress?o e ansiedade.
O tratamento do TEA deve envolver uma equipe profissional multidisciplinar, que engloba m?dicos, fonoaudi?logos, fisioterapeutas, psic?logos e pedagogos. Terapias como equoterapia e musicoterapia tamb?m s?o indicadas.?
H? ainda novas terapias que chegam para aprimorar o atendimento aos pacientes de TEA e possibilitar uma melhor qualidade de vida para eles e para seus familiares.
Veja quais s?o:
- ABA (Applied Behavior Analysis)
Em portugu?s, o termo ? traduzido como An?lise do Comportamento Aplicada. Trata-se de uma terapia de aprendizagem com foco, basicamente, no refor?o dos comportamentos positivos.
A Associa??o para a Ci?ncia do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos j? reconhece a ABA como um recurso terap?utico com evid?ncia cient?fica suficiente para ser considerado eficiente no tratamento de pessoas com autismo.
Em sua metodologia, a An?lise Comportamental Aplicada voltada para o TEA envolve o ensino intensivo e individualizado de habilidades necess?rias para gerar autonomia. Ent?o, s?o abordadas a??es como:??
– comportamentos sociais, tais como contato visual e comunica??o funcional;
– comportamentos acad?micos tais como pr?-requisitos para leitura, escrita e matem?tica;
– atividades da vida di?ria como higiene pessoal.
– redu??o de comportamentos tais como agress?es, estereotipias, autoles?es, agress?es verbais, e fugas.
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TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children)
O Tratamento e Educa??o para Autistas e Crian?as com D?ficits relacionados com a Comunica??o ? uma terapia educacional e cl?nica, que faz uso de uma pr?tica psicol?gica e/ou psicopedag?gica.?
Foi criado a partir de um projeto de pesquisa que observou de maneira profunda os comportamentos das crian?as autistas em diversas situa??es, frente a diferentes est?mulos.
O TEACCH tem o objetivo de auxiliar na prepara??o das crian?as para viverem e trabalharem de forma mais independente poss?vel.?
Entre suas pr?ticas est?o a avalia??o de pontos fortes, de maior interesse, e de dificuldades para desenvolver um programa individualizado; al?m da adapta??o e estrutura??o do ambiente (casa, escola, trabalho, etc) para facilitar a compreens?o do paciente em rela??o aos seus espa?os sociais.?
Trata-se, assim, de uma compreens?o mais aprofundada de cada paciente e de quais ferramentas o terapeuta disp?e para melhorar as condi??es dos indiv?duos com TEA.?
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Estimula??o Essencial?
Trata-se de um programa baseado em interven??es individualizadas, que considera a singularidade de cada crian?a.?
A Estimula??o Essencial utiliza tentativas multidisciplinares especificadas para amenizar dist?rbios no desenvolvimento psicomotor.
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Psicomotricidade?
A Psicomotricidade ? uma abordagem cientificamente comprovada na educa??o e no tratamento da pessoa com defici?ncia. Atualmente, a metodologia ? conhecida como uma integra??o do corpo em movimento, a partir da rela??o entre a pessoa e o meio.
A psicomotricidade tem como finalidade promover, por meio de uma a??o pedag?gica e terap?utica, o desenvolvimento de todas as potencialidades da pessoa com defici?ncia, gerando o equil?brio biopsicossocial.
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PECS
O PECS ? uma metodologia que utiliza a comunica??o funcional e expressiva para um ambiente favor?vel e que constr?i conceitos a partir do concreto.?
Trata-se, assim, de um sistema ?nico de comunica??o alternativa e aumentativa. O PECS j? foi implementado em todo o mundo, com milhares de pessoas de todas as idades que possuem dificuldades cognitivas, f?sicas e de comunica??o.
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Curr?culo Funcional?
O Curr?culo Funcional Natural (CFN) ? uma via de acesso ao desenvolvimento das habilidades essenciais e da participa??o em v?rios ambientes de maneira integrada da pessoa com defici?ncia.?
A metodologia apresenta a conduta para o indiv?duo participar da vida social e ter autonomia, contando com a fam?lia e os profissionais.?
O Curr?culo Funcional ? uma abordagem em que o m?todo se adapta ? pessoa e n?o a pessoa ao m?todo.
Metodologia que visa a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades a serem ensinadas como uma jun??o para a vida.
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Integra??o Social?
A Integra??o Sensorial ? um processo neurobiol?gico capaz de promover a capacidade de processar, organizar e interpretar sensa??es e responder de maneira apropriada ao ambiente.
Ela permite que os sentidos forne?am informa??es acerca das condi??es f?sicas do corpo e do ambiente e, dessa maneira, possibilita ? crian?a experimentar o corpo nas a??es e nas atividades do dia-a-dia.
Por fim, as informa??es compartilhadas aqui s?o para incluir, esclarecer e inspirar. Ao compreender o TEA, seus graus, terapias e tratamentos, ? poss?vel fortalecer a caminhada rumo a uma sociedade mais consciente, aberta e interessada nas pessoas com autismo.?
O Instituto SER est? em atividade h? 31 anos e atua no desenvolvimento humano, na socializa??o de pessoas, principalmente, com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), S?ndromes associadas, S?ndrome de Down e outros transtornos, como tamb?m no apoio aos seus familiares.
O Instituto SER oferece tratamento e escolariza??o por meio de metodologia pr?pria e tamb?m por meio da metodologia ABA (An?lise do Comportamento Aplicada), que contempla a estimula??o cont?nua do repert?rio de atividades cognitivas, sociais e ocupacionais.
O SER ? mantenedor da Cl?nica e da Escola Terap?utica Transdisciplinar ? Modalidade Educa??o Especial de 1? ao 9? ano.
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