acesso aos pais

Quem Somos

Nós pertencemos, eles pertencem - Instituto SER

Nós pertencemos, eles pertencem.

O Instituto SER trata e desenvolve de forma integral crianças, adolescentes e adultos em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e perceptivomotor, utilizando metodologias atualizadas.

São pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down e outros. Esse tratamento é oferecido desde a estimulação precoce, para crianças entre 2 e 4 anos de idade, nas áreas psicomotora, fala e linguagem.

No campo educacional, todo o conteúdo pedagógico segue os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo MEC para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Realizar-se nessa jornada, significa constatar a evolução dos educandos, legitimar o desenvolvimento e aprimorar suas potencialidades.

Dentro da sua proposta inclusiva, o Instituto SER oferece um espaço para pessoas com idade avançada e fora do período de escolarização, mas que precisam de oportunidades de convivência social e educacional. Um ambiente dedicado ao aprimoramento e manutenção da qualidade de vida.

Nascer

Ano de 1989.

Nascia o Instituto e renascia um ideal, o espaço especialmente projetado para o trabalho clínico educacional que o Instituto SER desenvolve.

Linha do Tempo

  • 1989
    Início das atividades clínicas-educacionais do Instituto SER
  • 1992
    As atividades passaram a ser desenvolvidas num espaço projetado especialmente para contemplar as necessidades de tratamento e garantir a qualidade no bem estar físico-mental dos nossos educandos.
  • 2004
    O Torneio Ser Desportivo Adaptado ganha um espaço significativo. Com o Torneio, o Instituto amplia o campo da educação motora e social e passa a contar a participação de outras entidades fazendo do evento um marco para a cidade de Campinas.
  • 2007
    A Terapia Comunitária é instituída propiciando à comunidade um espaço para a prevenção da saúde mental, bem estar, e qualidade de vida e relacionamentos.
  • 2008
    As atividades artísticas assumem o caráter inclusivo. Os espetáculos produzidos com grande plasticidade e envolvimento cênico ampliam as possibilidades de tratamento e descoberta de habilidades e competências.
  • 2011
    A atividade aquática ganha um novo espaço: O Desafio SER de Natação, um incentivo para crianças, jovens e adultos com diferentes deficiências e para entidades que trabalham em prol da superação e inclusão social.
  • 2012
    Atualização da marca com propósito de informar e contribuir com nossa diferenciação e individualização. Acrescentou-se também "Para Pertencer", porque se nós pertencemos eles também pertencem a família, a comunidade e a sociedade.
  • 2013
    As pessoas com autismo tem os mesmos direitos previstos na Constituição Federal e direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.